Cogumelos Shiitake
 

A courgette (ou curgete, usando a grafia portuguesa) é um legume (em termos culinários, porque na realidade é um fruto) da família das abóboras. Também é conhecido por zucchini ou abóbora italiana. O nome latino é Cucurbita pelo L.. Na Europa é muito usado na cozinha Mediterrânica, nomeadamente na França e na Itália.

A sua aparência assemelha-se à do pepino na forma, mas pode adquirir uma forma arredondada, mais parecida com a de uma abóbora. Disponível em tons de verde escuro, amarelo e mesmo preto, tem um sabor suave e neutro, adquirindo facilmente o sabor dos outros ingredientes que a acompanham.

A courgette pode ser consumida crua, cozinhada de variadas maneiras ou ser usada como recheio.

É bastante rica em água (cerca de 95%) e pouco calórica. A casca tenra da courgette é comestível e frequentemente utilizada na decoração de pratos.

Os nutrientes

A courgette contém boas quantidades de ácido fólico, potássio e vitamina A, importante para uma boa saúde.

Os nutrientes da courgette são úteis para a prevenção de outras doenças também. A ingestão de alimentos ricos em fibras ajudam a manter toxinas cancerígenas afastadas das células no cólon, enquanto que o ácido fólico, vitamina C e beta-caroteno, ajudam a proteger as células dos produtos químicos que podem levar ao cancro do cólon.

Os antioxidantes vitamina C e beta-caroteno também têm propriedades anti-inflamatórias, o que os tornaúteis para doenças como asma, osteoartrite e artrite reumatóide. O cobre encontrado na courgette também é útil para reduzir os sintomas dolorosos da artrite reumatóide.

 

Suplementos alimentares

Calculadora de IMC
Peso: kg
Altura: m cm
 

 

 

 

 

Copyright © 2011 Saudável Alimentação Todos os direitos reservados